Informações em Ginecologia e Obstetrícia para a Mulher


  + Justificativa

  + Privacidade
  + Perguntas e respostas
  + Sobre o consultório
 

Perguntas e respostas            
   

Dr. Einar Arthur Berger - Ginecologia da Terceira Idade :-

 

Faça a sua Pergunta aqui !

Perguntas mais freqüentes sobre:

  1. Pílulas
  2. Menstruação
  3. Cólicas
  4. Corrimento
  5. Gravidez
  6. DST
  7. Diversos
1 - Pílulas

1) Tenho muitas espinhas e isso atrapalha muito o meu relacionamento na escola. Fico magoada comigo mesma cada mês que passa, pois tudo se repete. É verdade que as pílulas contra a gravidez podem me ajudar?
Sem dúvida algumas pílulas poderão ajudar à adolescente. Mesmo que ela não tenha necessidade do controle da fertilidade, poderá usá-la para tratar a pele. Existem um ou dois tipos mais indicados para isso. Seu médico de confiança saberá qual.

2) Ainda não tomo anticoncepcionais, pois tenho medo de iniciar a atividade sexual. Ao mesmo tempo tenho receio em, de repente, acontecer algo e eu não estar preparada. Que devo fazer?
Você necessita reconhecer o momento certo para iniciar o uso de pílulas anticoncepcionais para melhor proteção de uma gravidez indesejada. No entanto, se acontecer, você poderá recorrer à anticoncepção emergencial. São duas pílulas que contêm os mesmos hormônios, mas em doses mais elevadas e que deverão ser ingeridas, no máximo, até 48 horas após a relação.

3) Eu gostaria de iniciar o uso de pílulas, mas um exame ginecológico me assusta! Como fazer?
O primeiro exame poderá ser embaraçoso, mas logo você irá adquirir confiança no(a) profissional que o(a) examinar e se habituará a ele(a). No entanto, a escolha de um(a) médico(a) que realmente mereça a sua visita é um ponto dos mais importantes e difíceis. Você deverá tentar um e, ao iniciar a sua consulta, fale sobre os seus temores e ele(a) saberá como proceder.

4) Meu ralacionamento com meu namorado está ficando cada dia mais sério e tenho medo... Como posso iniciar a tomar pílulas?
Em primeiro lugar você deverá consultar um(a) médico(a) de sua confiança, pois ele(a) a irá orientar sobre qual o melhor método, nas circunstâncias atuais, para você. Poderá ser outro método mais adequado para a seu organismo. O mais freqüentemente usado na adolescência é a pílula.

5) Se eu iniciar a tomar os anticoncepcionais orais vou engordar?
Nos dias atuais, a quantidade de hormônio contida em cada pílula anticoncepcional é muito pequena e um dos efeitos colaterai dela é realmente o aumento de peso causado pela disposição maior em se alimentar. Algumas pílulas, para você, vão causar mais peso outras nenhum aumento de peso. Estará sendo lançada no mercado um novo anticoncepcional oral que deverá revolucionar os métodos já existentes de anticoncepcionais visto que, devido seu novo progestágeno, não haverá ganho de peso !

6) Eu gostaria de iniciar o uso de pílulas, mas com 17 anos dizem que as pílulas vão me fazer mal.
Não existe nenhum trabalho de cunho científico que comprove que as pílulas anticoncepcionais iniciadas aos 16 ou 17 anos possam causar danos ao organismo da adolescente. Pelo contrário, uma gestação indesejada nessa idade poderá causar maiores danos.

7) Meu namorado e eu passamos a viver juntos, mas não queremos ter filhos nos próximos 8 anos. Tomar pílulas por um período tão longo é seguro?
Não há razão para preocupações. Mantenha o seu exame periódico anual com o seu médico de confiança relatando a ele qualquer modificação ou alteração do seu organismo que lhe chame a atenção.

8) Se eu estiver com diarréia e vômitos, isso poderá interferir na eficácia da pílula?
Poderá. Dependerá de quão forte são os seus vômitos e diarréia, pois é possível que a pílula não seja absorvida. Para ter certeza de que isso não redundará numa gravidez, use até o final do ciclo, um outro método como o condão (camisinha).

9) Minhas menstruações são muito fortes e dolorosas. As pílulas poderiam me ajudar nesses sintomas.
Os anticoncepcionais orais, geralmente, fazem o seu fluxo menstrual mais fraco e indolor. Você deverá perguntar ao seu médico se, no seu caso, elas poderão ser usadas para melhorarem os sintomas.

10) Tomei numa ocasião em que tive sexo desprotegido, duas pílulas do dia seguinte recomendadas pelo meu médico. Posso repetir mais vezes?
A repetição da anticoncepção emergencial com as duas píluas tomadas no dia seguinte não possui risco conhecido quando repetidas. No entanto, não é aconselhável usar essa forma como método de rotina para eitar a gravidez.

11) Tomo pílulas há muitos anos. Vai ser difícil ficar grávida?
Ao suspender os anticoncepcionais orais o seu organismo retorna as suas funções normais em 30 a 60 dias. Muito raramente persiste a anovulação (falta de despreendimento do óvulo no ovário) o que vai produzir um período sem menstruação. Se você possuía, anteriormente, um problema de fertilidade juntamente com seu companheiro, esse problema ainda estará lá!

12) A pílula aumenta o risco de câncer de mama?
Não existe nenhum estudo que tenha demosntrado essa relação. No entanto, você deverá fazer seu auto-exame das mamas uma vez por mês para melhor controle da sua saúde.

13) Devo esperar alguns meses após terminar o uso de pílulas para, então, engravidar?
Não há necessidade disso. Você poderá engravidar já na promeira ovulação.

14) Quanto tempo devo esperar para iniciar a tomar pílulas?
O uso da pílula só poderá ser iniciado após o desmame ouquando o bebê tiver de 8 a 12 meses. Se você iniciar o uso de anticoncepcionais orais antes disso, o prrejuizo ao nenem poderá ser grande, pois o seu leite poderá "secar".

15) Estou amamentando. Existe uma pílula especial para quem amamenta?
Sim, existe. É a mini-pílula que contém somente um hormônio e não interfere na lactação. No entanto, ela não é tão segura como as outras. Logo que o bebê passa a tomar mamadeira ou após 8 ou 12 meses, use as pílulas convencionais.

16) A pílula é perigosa para mulheres acima de 35 anos?
Não. Se no entanto você tiver efeitos colaterais mais fortes ou for uma fumante, ou for diabética ou for hipertensa ou tiver outra enfermidade grave, a pílula não deverá ser usada.

17) Sou fumante desde os 18 anos e tenho agora 38. Tomo pílulas desde os 20. Li a respeito das fumantes que poderiam abrandar os seus riscos com pílulas tomando a mini pílula que contém só progesterona. É verdade?
Sim, mas observe o seguinte: a minipílula não possuia a mesma eficácia da pílula convencional e é muito mais fácil parar de fumar...

18) Sempre tive menstruações muito prolongadas e fortes. A pílula poderia ajudar?
Sem dúvida, mas caso a menstruação não tenha para você, um significado tão conservador, um endoceptivo poderá ser considerado. Veja mais sobre endoceptivos.

19) Tomei a pílula do dia seguinte e não senti nenhum efeito colateral. Isso é normal ou ela não fez efeito nenhum?
A pílula do dia seguinte não causa nenhum sintoma. O que ela faz e tornar o ambiente uterino inóspito para o óvulo que porventura for fecundado, impedindo a nidação e, como conseqüência, a gestação.

Topo da Página

2 - Menstruação

1) Qual a idade normal para menstruar pela primeira vez?
A maioria da meninas menstruam pela primeira vez em torno dos 11 anos, mas algumas já menstruam com 9 e outras somente com 16. Entre 9 e 16 é perfeitamente aceitável. Para você saber quando sua filha irá menstruar pela primeira vez, adicione 12 a 18 meses à data quando suas mamas começaram a crescer.

 

2) Minha menstruação é muito irregular. O que devo fazer?
A menstruação irregular não é problema. No entanto, caso você tenha iniciado um relacionamento, não se exponha ao método natural. Com ciclos irregulares ele é muito perigoso.

3) Como ficará a minha menstruação logo após eu parar de tomar pílulas para engravidar?
O ciclo menstrual da mulher que usou anticoncepcionais orais retorna ao seu normal em um a dois ciclos. Poderá ocorrer uma demora mais prolongada, ou mesmo amenorréia (falta de menstruação por mais de três meses), em raros casos

4) Uma dieta pode causar o desaparecimento da menstruação?
Sim. Pode. Principalmente se você estiver fazendo um controle dietétco por sua conta e deixando de comer certas alimentos assenciais como as proteinas.

5) O que é Tensão Pré-Menstrual?
Tensão Pré-Menstrual é uma síndrome, ou seja, um conjunto de vários sintomas agrupados e nem sempre todos presentes. A síndrome de tensão pré-mentrual se caracteriza por molestar a mulher na metade em diante da década dos 30, num período, inicialmente curto de 2 a 3 dias antes da menstruação até quase todo o ciclo menstrual.

Topo da Página

3 - Cólicas

1)Eu ganho muitas cólicas quando tenho minha menstruação. O que posso fazer?
Algumas meninas têm cólicas menstruais desde as primeiras menstruações. Nos primeiros anos essas cólicas poderão ser beneficiadas com analgésicos comuns, calor, e exercícios físico (ginástica na escola) e muito esporte. Se no entanto elas forem severas e/ou piorarem com o decorrer do tempo, o seu médico saberá lhe dizer se o uso de pílulas lhe beneficiará ou outros exames devam ser feitos para esclarecer a causa.

Topo da Página

4 - Corrimento

1) Eu tenho corrimento há muito tempo. Isso significa que eu tenho uma infecção vaginal?
Nos primeiros anos depois da primeira menstruação ou mesmo antes de menstruar, quando o organismo está sendo preparado pelos hormônios recém criados, é normal para as meninas observarem uma secreção vaginal mais abundante que mancha as roupas e preocupa. Na verdade essa secreção apenas denota um funcionamento dos ovários, desde que não haja odor fétido, coceira e ardência. Qualquer um desses sintomas poderá significar infecção e um tratamento talvez seja necessário.

Topo da Página

5 - Gravidez

1) Eu posso engravidar tendo relação durante a minha menstruação?
Não. Durante a menstruação você não pode engravidar por dois motivos:

  1. O óvulo já foi destruído;
  2. O útero não está receptivo porque está sangrando.

2) Não sei se já tive Rubéola. Como proceder.
Seria muito bom se você pudesse informar o seu médico a respeito. Investigue com sua mãe para saber se já está imune à doença ou não. Caso não estiver imune faça a vacina, mas lembre-se: você não poderá engravidar até 3 meses após a vacinação. A Rubéola é uma doença exantemática benigna, mas que, quando adquirida durante os primeiros 3 meses da gravidez, poderá causar defeitos congênitas graves.

3) Quanto tempo levará, após o parto, para eu entrar nas minhas formas anteriores à gravidez?
Para você entrar nas formas anteriores à sua gestação, o segredo funtamental e muito importante é não ganhar mais do que dez (10) quilos nos nove meses. Todo o peso acima disso lhe causará um transtorno estético muito grande e uma dificuldade ainda maior para retornar à sua silueta anterior.

4) Após o meu primeiro parto qual o métiodo ideal para evitar a gravidez?
Qualque método é válido desde que você se adapte a ele. Você poderá usar pílulas ou pensar num dispositivo intra-uterino. Seu médico irá lhe ajudar a decidir qual o melhor método. Dependerá do tempo que você quizer esperar até a seguinte gravidez.

Topo da Página

6 - DST

1) É fácil pegar uma doença venérea?
Muito fácil por sinal, a não ser que você se proteja usando um condão ou camisinha
. As doenças sexualmente transmissíveis - DST, poderão ser melhor apreciadas acionando a seguinte conexão: DST.

2) O que é Chlamydia?
A Chlamydia trachomatis é uma bactéria que causa uma DST muito séria, às vezes grave, exigindo até hospitalização. Veja maiores detalhes em DST.

3) O que é pelve-peritonite?
Pelve-peritonite é uma infecção grave, algumas vezes causada por uma DST que se caracteriza por causar uma reação muito intensa no peritônio (peritonite) exigindo tratamento intenso em ambiente hospitalar, às vezes levando à cirurgia. É uma situação muito séria por que poderá tornar a mulher infértil se não for imediatamente tratada.

4) O que são verrugas genitais e como elas se parecem?
Verrugas genitais são infecções causadas por vírus e ocorrem tanto no pênis como na vulva e vagina. Seu aspecto é de uma verruga comun, mas menor. Nessecitam atemção especial, visto que poderão desenvolver malignidade em certas circunstâncias. São os condilomas com caractísticas benignas e localização externa e o HPV cujo potencial poderá ser mais agressivo.

5) Já fui casada e tive muitos namorados. É verdade que as minhas chances de câncer do colo são maiores?
Estatísticamente sim, pois tendo muitos parceiros, as chances de adquirir HPV são maiores e, como conseqüência, as de desenvolver um câncer de cérvix uterina também são maiores. por essa razào não deixe de colher o seu Papanicolaou anualmente.

Topo da Página

7 - Diversos

1) Há duas semanas passei a viver com meu namorado. Desde então tive várias cistites. Apesar de tomar antibióticos, passados alguns dias, os sintomas se reinician. O que posso fazer?
A cistite é uma inflamação da mucosa da bexiga. No seu caso, provavelmente, teve início por relações muito repetidas (mais de 1 ou 2 por dia) o que causou um traumatismo mecânico na mucosa com micro-hemorragia (sangramento microscópico) e conseqüente infecção. Se você fizer um tratamento e ao mesmo tempo um repouso sexual, por certo isso não vai se repetir. No entanto, é aconselhável verificar se a secreção vaginal não contém nenhum tipo de bactéria que poderia ser a causa.

2) Por que a necessidade de fazer um exame anual e coletar o preventivo?
Não há melhor tratamento para qualquer enfermidade do que a sua prevenção. Se você é uma pessoa saudável poderá nunca necessitar um tratamento, mas muitas pessoas ficam enfermas e, para isso, é importante prevenir. Assim como os seus pais fizeram com as suas vacinas, você deverá fazer com a sua saúde, visitando o seu ginecologista uma vez por ano. Veja Exame Ginecológico para mais detalhes.

3) Estamos usando camisinha há dois meses, mas vou iniciar o uso de pílulas. Deveria pedir ao meu namorado que faça o teste de AIDS antes de suspender a camisinha?
Bem isso é um assunto particular de vocês dois, mas muitos casais fazem esse teste antes de iniciarem um relacionamento, visto que, com isso, abrem as portas da sua vida anterior.

4) Com que idade eu poderei iniciar a minha atividade sexual?
A maturidade individual é quem determina o início da atividade sexual de uma pessoa desde que, obviamente, ela esteja engajada num relacionamento amoroso onde você saberá se ele deverá merecer a sua atenção ou não.

5) Muitas pessoas falam sobre hormônios, mas o que são hormônios?
Os hormônios são substâncias produzidas por certas glândulas do nosso corpo como os ovários, os testículos e a hipófise. Essas substâncias exercem funções no nosso organismo necessárias aos nossos desempenhos normais. Uma dessas funções é a ovulação comandada pelos hormônios produzidos pelos ovários. Veja também, noutro local, outras informações sobre hormônios.

6) O que é osteoporose que tanto se houve falar?
Realmente desde os meados da década de 90 tem-se ouvido falar e fala-se muito em osteoporose. É um enfermidade crônica e insidiosa. Pode ser causada por doenças da paratireóide, enfermidade renal, uso de cortisona e, a mais freqüente causa, a deficiência hormonal causada pela menopausa. Para ser sucinto e claro, osteoporose ocorre quando a remoção do cálcio dos ossos é maior do que a reposição. Veja mais detalhes em Menopausa.

7) Ouço muito falar em auto-exame das mamas. O que devo procurar e quando devo fazer?
O mais importante de tudo é que você faça. Como leiga você não deve se preocupar em procurar alguma coisa e sim apreender a consistência e o formato das suas mamas. Fazendo isso mensalmente, após a menstruação, você notará diferencças quando elas ocorrerem. Veja mais detalhes em Auto-Exame das Mamas.

8) Meu marido se prontificou a fazer vasectomia. Quais os riscos?
A vasectomia é um dos melhores métodos para controle definitivo da natalidade, mas deve ser considerado um método irreversível e realizado somente com essa conscientização. A grande dúvida é sempre a mesma: ele poderá causar impotência? Não, desde que realizado no momento oportuno, sem pressões e com bom aconselhamento conjunto do casal, tanto pelo ginecologista, quanto pelo urologista. Veja Laqueadura/Vasectomia.

9) Ouvi falar num DIU com hormônio. Você poderia me explicar a respeito?
O DIU que contém hormônio é denominado de endoceptivo. Além do efeito normal do dispositivo há, ainda, o efeito anticoncepcional do hormônio armazenado no seu bojo, o qual é liberado gradativamente e diariamente ao longo de 5 anos. Uma quantidade muito pequena desse hormônio irá aumentar a sua eficácia. Veja mais detalhes em Endoceptivos.

10) Fiz o exame de ultrasom transvaginal e o meu médico suspeitou de endometriose.Como tratamento preliminar me receitou pílulas por três meses para ver se os cistos diminuem. Só que que tenho tido sangramento leve e escuro. Gostaria de saber se foi porque esqueci de tomar a pílula um dia, ou se pode ser por outro motivo?
A endometriose é uma enfermidade insidiosa que necessita vários meses de tratamento e às vezes, cirurgia. Quando menos sangramento houver, melhor e mais rápida a cura. Comunique ao seu médico sobre o sangramento. Veja outros detalhes em Endometriose

Topo da Página

 

2003-2013 Todos os direitos reservados Einar Arthur Berger                                                                                                                               Design by Ater.com.br